sexta-feira, 20 de maio de 2011

Declarações de gaveta

Foto montagem: Renata Fagundes



 Ando meio nostálgica, Alice perdida em seu mundo de antigas maravilhas. Sinto falta de receber cartas. Notícias viajantes. Abraços de papel. Sentimentos, lágrimas e digitais tudo no mesmo embrulho, que você relembra, relê, revive. Carrega na bolsa, no colo, nas linhas que contam a mesma história. Saudade, lugares, notícias de gente querida. Confissões de amores guardados, declarados. Fotografias perdidas e compartilhadas. Hoje especialmente me apoderei das cartas de Caio F. Abreu. Me fiz de pauta no papel do passado.





Renata Fagundes




"Por carta, criavam-se grandes amizades, confidências eram feitas, havia outra literatura brasileira pulsando através das cartas. Iradas, pungentes, subversivas, solidárias, fatigadas: belamente humanas, enfim. Mais vivas.
Todos os escritores naquele período escreveram muitas cartas. Não sei quem mais, além de mim, as terá guardado. As minhas, estou doando para que os fragmentos daquele tempo não se percam. Claro, em tempos de internet, talvez toda essa papelada não passe de peça de museu. Mas como escritor, é assim mesmo que frequentemente me sinto hoje em dia: Peça de museu. Melancolia? Nada disso. Foi chiquérrimo ter vivido a pré-barbárie dos anos 70. Quem desfrutou desse luxo, sabe do que estou falando."   (Caio F. Abreu)










23 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo.

    Mas as nossas cartas continuam :)

    Fora as linhas escritas dentro do coração.

    Beijos mô, via sedex!

    ResponderExcluir
  2. ...o tempo passou e levou o perfume das cartas e cartões...
    ...sobraram as mãos...
    Bj minha linda!!! :D

    ResponderExcluir
  3. ...o tempo passou e levou o perfume das cartas e cartões...
    ...sobraram as mãos, a obra prima...

    Bj minha linda!!! :D

    (a foto fico com uma carinha linda de lembrança)

    ResponderExcluir
  4. Caio, nunca canso,


    É sempre EXATO

    ResponderExcluir
  5. Rê,

    Pensava em ter somente uma amiga, que gosta de cartas, de sentimentos impressos em papel, que expressam momentos e que levam um pouco da gente!
    Pois nas cartas vai nossa letra, nossa escrita, e acredito que quanto escrevemos uma carta doamos parte da gente, doamos nosso bem-querer...
    Houve um tempo, em que minhas gavetas guardavam muitas declarações, segrededos, confissões, versos, poemas...Mas depois de ter meu recanto invadido desrespeitosamente, fiquei muito triste e bravo e acabei por consumir em fogo todas essas declarações...

    Um bjão com selo e um abraço postado, enviado pelo Menino de Coração Dançarino!

    ResponderExcluir
  6. Flor, que lindeza!
    Esplêndido como és teu coração...
    BeijO..
    Fé Fraga.
    http://mefaltaumpedacoteu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que lindo isso ..
    Nem preciso me derramar em elogios
    pois é sabido que sou fâ escancarada
    dos dois...
    'De Rê e de Caio'..
    Nossa amizade já foi selada
    e postada via emoções e entregue
    aos nossos corações.
    Envio então abraços e carinhos
    sempre selados e postados no coração.

    ResponderExcluir
  8. Que lindo seu espaço, me surpreendi ao chegar aqui e já me tornei sua seguidora!Quando puder dá uma passadinha no meu cantinho, está rolando um sorteio com mais de 30 itens! Seria uma honra, tê-la em meu espaço, fico te esperando!

    http://www.danisnaweb.com

    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  9. Ai ai... Nostalgia? Este é o meu nome. Lindissimos textos. Aliás, estou me repetindo mais uma vez. Estou ficando cansado e exausto de criar adjetivos maravilhosos para os seus textos, viu Rê? Mas é verdade. Suas criações são belissimas. Ah! Olha eu elogiando e me repetindo de novo... Vou parar. Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Olá Rê,

    [Me identificando: sou do Pescador de Informação, amiga do Sandes (e da Jeu), cúmplice do Meio Desligado e também sou recente parceira do Essência Egocêntrica e te encontrei navegando entre eles]

    Meio q por instinto abri teu blog e q delícia descortiná-lo. Quero parabenizá-la pela leveza e simplicidade q atribui a esta página.
    Mas quero especialmente relatar que simplesmente amei o teu post acima, talvez por ter me identificado com a tua nostalgia em relação as cartas de outrora. Nossa, como era gostoso recebê-las. Uma sensação única. Quando sabíamos q vinha, a ânsia e euforia de ver o carteiro trazendo-a como um tesouro lacrado repleto de palavras q banhavam o nosso dia e, está certíssima, liamos repetidas vezes e sempre, sempre era bom fazer isso. Quando elas vinham de surpresa, uau, como descrever essa coisa maravilhosa?!?!?... Como sinto falta delas, de escrevê-las para alguém q as queria e se importava. Hum...

    Bom, voltarei outras vezes, certamente, mas está segurante registrada minha admiração pelo q vem criando aqui. Palmas para você!

    Abraço,
    Carina Gonçalves
    http://pescadordeinformacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Re, eu sei bem do que estás a falar... Ah, como era bom receber cartas... Não tem o mesmo gosto, nem o mesmo cheiro que os e-mails... Muito menos dos desconhecidos. Cartas são amigas; amigas que encontram a nossa porta, que vontade de lhe escrever uma carta! :*

    ResponderExcluir
  12. - Parece que o que sai da pena leva mais de nós do que o que sai do teclado... leva uma caligrafia única e pessoal, como uma voz inconfundível. E as cartas perfumadas, então?
    - Belo texto, abraços.

    ResponderExcluir
  13. Ai, por falar em cartas, lembro de quando eu e minhas amigas provávamos deste meio para nos comunicar de forma mais sensível e carinhosa. Era tão lindo! Uma pena mesmo é que hoje a comunicação seja bem diferente, mas eu, para todos os efeitos, continuo achando a ideia de cartas e bilhetes muito importante, além de ser uma forma tão bonita de demonstrar o carinho sentido!

    Boa semana :D

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Re, a nostalgia é algo tão presente que passado e presente tornam-se um só.
    CFA também está aqui, no momento em sua primeira obra: O inventário do ir-remediável.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  15. Adoro esse tema, Fê!
    .

    bj de bom dia
    =)

    ResponderExcluir
  16. oi Rê!!!
    navegando na net encontrei um texto seu e tomei a liberdade de publicar em meu blog! Linkei vc lá, dei os devidos creditos e coloquei seu nome nos marcadores!!
    jaaaa to seguindoo. passa no meu p da uma conferia e segue se gostar!
    em off! rs
    adorei o http://www.entrepernasentrelinhas.com.br
    bjs!

    ResponderExcluir
  17. Sinto falta do que não aconteceu;
    Sinto falta do que ainda não é meu...

    ResponderExcluir
  18. Já namorei muito por cartas. ôoo tempo bom..rs
    Também sinto falta dessas "pequenas coisas simples".

    bjokas

    Nina

    Ps. Coloquei um trechinho no meu blog,espero q não se importa.

    http://devaneios-fragmentos.blogspot.com/p/sentimentos-alheio.html

    ResponderExcluir
  19. Re!
    És fofa de qquer jeito!

    E a nostalgia as vezes nos traz coisas boas.

    E Caio?
    Hj já comentei em posts amigos q Caio é sempre Caio, né?

    Bjks

    ResponderExcluir
  20. Oi adorei tudo aki muito lindo,estou te seguindo te aguardo no meu cantinho fique com DEUS muita luz no seu caminhoo bjo :)
    http://mariahkely.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Quero espremer suas idéias

Deixe seu sumo

Bjo da Rê