terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Indignação










Não sou psicóloga para justificar ou analisar certas atitudes. Sou humana, falha. Desde sempre aprendi a ouvir, a me colocar no lugar do outro, a usar o coração. Confesso que nunca entendi o porque da arrogância de certas pessoas. Carência de atenção? Quem sabe. Independente do que seja, nada dá a essas pessoas o direito de massacrar os outros. Sinceramente, não me sinto confortável ao ver certas coisas e não me manifestar, é como ser conivente. Ficar em cima do muro para evitar confusão não é a minha. Não suporto mensagens nas entrelinhas. Não tenho medo de me expor, não tenho medo de nada nem de ninguém. Tenho princípios, só isso.

Somos todos formadores de opinião. Mas, façamos isso com dignidade, sem deboche.

Me decepciona perceber que interesses individuais deturpam o caráter das pessoas. É deprimente ver até que ponto uma pessoa pode chegar, e pra que? Pra aparecer?
Gente de mentira. Gente que chora, que tem medo, que sente solidão, mas precisa manter o escudo intacto para "tentar" camuflar suas frustrações. Vejo gente falar de direitos humanos e se esquecer de ser "humano". Não é um diploma que impõe respeito é minha conduta que me faz ser respeitada. Nunca mencionei quantos diplomas possuo, nem vou. Eu sei quem sou, sem precisar de aplausos e bajulações.

É fácil "achar" que conhece a verdade do outro. Difícil deve ser encarar sua própria verdade, depois que a platéia dorme.

 Não sabemos o momento exato que começamos a gostar de uma pessoa, mas sabemos quando esse sentimento morre - quando deixamos de admirá-la.

Já me enganei com muita gente e isso vai acontecer todos os dias. O bom disso tudo é que com o tempo, a gente apura o filtro. Não, eu não sou perfeita e é exatamente por isso que procuro não julgar ninguém.

É um privilégio cultivar pessoas. Não sou a favor de que se jogue ninguém fora, mas eu decido quem faz parte da minha vida.
Aprendi que posso fazer escolhas. Escolhi ser justa, melhor que ser condescendente.




Renata Fagundes




"Os arrogantes são como os balões: basta uma picadela de sátira ou de dor para dar cabo deles." 
(Anne Louise Germaine Necker)












18 comentários:

  1. Não se exalte ..
    por todo seu caminho encontrará pessoas assim e nem é preciso ir muito longe..
    Muitos se valem de seus (supostos) diplomas para se acharem melhor que outros.. porém sua arrogância e prepotência é tanto, que os cega, não os permite enxergar o quanto rídiculo o são. .
    .


    "Nem todos podem tirar um curso superior.
    Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores
    e as qualidades de espírito que são a verdadeira
    riqueza de qualquer pessoa."
    (Alfred Montapert)

    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Esse desabafo é tipico de quem Vive com essas pessoas e finge não saber, as vezes até se esquecem, até o ponto em que a generosidade não é o suficiente para aguentar tanta dissimulação.

    Te adoro Rê, você é muito real...

    Abraço com carinho!
    Aguenta Firme que atrás vem mais, sempre vem...

    ResponderExcluir
  3. Tudo na vida é uma lição, amizades são provas, beijos notas ganhas e todos somos alunos e professores ao mesmo tempo.

    Cabe a cada um, querer ou não, evoluir nos estudos!

    Beijos de professor, espera ansiosa de aluno!

    ResponderExcluir
  4. Sempre vai existir dessas pessoas em nossas vidas. Mas, é você que decide quem vale a pena.

    Abraço meu.

    ResponderExcluir
  5. E que mundo é esse feito de tanta arrogância e injustiça? Fale mesmo Rê, solte a voz, se permita gritar, porque é o único poder que possui. Continue sendo tudo que você realmente é, porque eu te admiro aqui e muito gente te admira daí.
    Não se importar é um fato que não conseguimos fazer, mas pelo menos podemos tentar né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. O mais importante, na minha opinião, é saber fazer escolhas.
    Um beijo
    Denise

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto.
    Ainda bem que podemos escolher os nossos amigos e outros a vida encarrega de afastar, pois o que é verdadeiro e sincero permanece.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Duro lidar com o ser humano né Re?
    Eu vivo me surpreeendendo. E qdo me recolho demais, sofro; qdo me abro demais me arrependo...
    É a vida?
    Não sei. Sei q o desafio é msm cte pra todos nós.
    vc é magnifica e há de ter sempre muitas alegrias, mais q tristezas. Sempre.

    Beijo carinhoso
    Mi

    ResponderExcluir
  9. Rê, arrasou!
    "Vejo gente falar de direitos humanos e se esquecer de ser "humano"."
    Não sei o que te levou a escrever tal texto mas saiba que me remeteu a algumas situações e vivências que já me levaram a ter os mesmos sentimentos e opiniões nele expressos.
    O bom é que ficam aprendizados não é?!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Oi menina Renata...

    Humpft...que desabafo ! É, do alto de meus 53 para 54 anos, tudo vi, tudo presenciei, muito me feri, muito me curei...Muitos vieram, passaram, se foram...muitos permaneceram...o eterno ir e vir de seres humanos, falíveis, em nossas vidas...

    Um dia fui Bruxo...hehehe...mas é uma história que estou guardando, assim como outro Blog, para ali na frente...mas um Bruxinho do Bem, diziam os amigos que me alcunharam já que, segundo eles, possuía "poções mágicas" nos dedos para enviar mensagens...

    Então, sendo meio Bruxo, suspeito do que se trata o post...hum rum...

    Deus te abençoe ! Abração pro Joakim...Beijos para ti...

    ResponderExcluir
  11. Desabafo sábio....
    parabéns pela coragem em falar tudo que sente

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente a gente se engana todo dia.
    Mas é infelizmente até a primeira vírgula, pois depois das quedas, como tu disse : "apuramos o filtro". Nunca, em momento algum, achei alguém que então poucas palavras conseguisse ser tão 'eu', tudo tudo tudo muito bom aqui, posso dizer que me sinto em casa.

    Parabéns flor!
    Tu ganhou uma seguidora!
    beijos

    Mariah Zara

    ResponderExcluir
  13. KK...ai ai qdo a gente pensa q já viu tudo se depara com mais novidades, algumas ainda nos machucam outras a gente tira de letra, mas tudo vale a pena e como vale,só nos ajuda a valorizar o que temos as vezes meio tortinho, mas tem gde valor...bjs Rê!

    ResponderExcluir
  14. Já me enganei com muita gente e isso vai acontecer todos os dias. O bom disso tudo é que com o tempo, a gente apura o filtro. Não, eu não sou perfeita e é exatamente por isso que procuro não julgar ninguém. É um privilégio cultivar pessoas. Não sou a favor de que se jogue ninguém fora, mas eu decido quem faz parte da minha vida.
    Aprendi que posso fazer escolhas. Escolhi ser justa, melhor que ser condescendente. [2]

    Aprendi que a terapia dos encontros humanos através dos diálogos, do amor, curam a alma. Aprendi que incentivar o amor e não a discórdia é mais gratificante. Aprendi um dia desses e aprendo todos os dias.

    Viver é isso Rê, nos decepcionamos, agora me decepcionei, ontem, e semana passada, e é assim, mas a vida é um eterno devir!Uma gangorra!Um dia a gente chora, outra a gente sorri. Mas acredito no ser humano, falíveis que somos, sempre acho que merecemos sermos ouvidos e entendidos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu não vou perguntar o porque do texto porque "não é da minha conta" mas você nem deveria ter parado para perder tempo com isso mocinha... Esse aqui é um dos cantinhos mais lindo e que eu adoro como você percebeu... nem deveria ter dado atenção seja lá o que for que tenha acontecido...
    Para maldizer existem muitos (e isto eu falo por experiência própria) mas também existem os que sabem reconhecer as coisas! Graças a Deus!
    Um super beijão.

    Obs.: se quiser não precisa nem postar o comentário, só falei por você mesmo de coração (que mesmo não lhe conhecendo pessoalmente deve ser um amor de pessoa) pois até eu me senti mau!

    ResponderExcluir

Quero espremer suas idéias

Deixe seu sumo

Bjo da Rê